Tudo sobre a cirurgia

Pós-operatório e resultados

O paciente já sai do centro cirúrgico com o seu tórax remodelado e muito próximo do normal. Os resultados estéticos são imediatos, gerando alto grau de satisfação ao paciente.

Para evitar e eliminar a presença de dor, o paciente sairá do centro cirúrgico sob efeito de analgésicos, que serão utilizados por um período de 15 a 30 dias (dependendo da necessidade de cada pessoa). Os curativos serão retirados de 2 a 3 dias após a cirurgia e nessa ocasião os resultados estéticos serão visíveis.

Pectus Carinatum

Pectus Carinatum pré-operatórioPré-operatório do Pectus Carinatum

Pectus Carinatum pós-operatórioPós-operatório do Pectus Carinatum

Pré e pós-operatório de uma mulher com elevação superior do osso esterno e elevação inferior da transição toracoabdominal (local onde está a régua). A cicatriz fica na linha sub-mamária e assim desaparece com o uso de soutien ou biquíni.

Pectus Excavatum

Pectus Excavatum pré-operatórioPré-operatório do Pectus Excavatum

Pectus Excavatum pós-opertatórioPós-operatório do Pectus Excavatum

Pré e pós-operatório de um homem com afundamento intenso do osso esterno e elevação inferior da transição toracoabdominal. Em homens prefere-se realizar o corte no sentido longitudinal (de cima para baixo) pois o resultado estético é mais agradável e evita a cicatriz na linha sub-mamária.

Pectus Mixto

Pectus Mixto pré-operatórioPré-operatório do Pectus Mixto

Pectus Mixto pós-operatórioPós-operatório do Pectus Mixto

Pré e pós-operatório de um homem com leve elevação do osso esterno na região superior e afundamento da região inferior, além de elevação inferior da transição toracoabdominal.

Nos 3 primeiros dias

O paciente poderá levantar-se da cama 24 horas após a cirurgia. Nos dias seguintes fará fisioterapia e receberá informações sobre os cuidados a serem observados.

No 4º ou 5º dia

Provavelmente o paciente estará recebendo alta hospitalar, mas deve permanecer na cidade de Curitiba até o 7º dia.  Pessoas de outras cidades brasileiras ou de outros países devem ficar em Curitiba durante 8 a 10 dias após a cirurgia.

Entre o 7º e 8º dia

O paciente deverá marcar um retorno ao consultório do Dr. Malucelli para retirada de algum ponto e demais avaliações pós-operatórias. A partir dessa data a pessoa poderá retornar para sua cidade de origem, utilizando qualquer meio de transporte (avião, automóvel, ônibus, etc), sem restrições.

A partir do 8º dia

O paciente poderá retornar às atividades normais leves do dia a dia. Poderá viajar de avião, automóvel ou qualquer outro meio de transporte.

Pacientes de outras cidades brasileiras ou de outros países devem permanecer em Curitiba por 9 a 10 dias.
Deverá evitar a condução de veículos por 20 a 30 dias.  Pode fazer caminhadas mais intensas em 30 dias após a cirurgia. Não deverá praticar exercícios físicos, nem levantar peso (acima de 5kg) por 4 meses. Não deverá tomar sol na cicatriz cirúrgica por 6 a 9 meses.

Em qualquer momento o paciente deve comunicar ao Dr. Malucelli e na falta dele ir a um pronto socorro de sua cidade se houver qualquer intercorrência ou mal estar.