Órteses e compressor dinâmico do tórax – CDT para pectus carinatum

O Dr. Malucelli trabalha com os tratamentos dos diversos tipos de pectus há mais de 25 e percebendo a necessidade desenvolveu alguns modelos de compressores do tórax, equipamentos produzidos de maneira artesanal com o protético da equipe. Cada equipamento é feito sob medida e, portanto, individualizado para a necessidade de cada pessoa. São aparelhos para serem utilizados ao redor do tórax.

Desenvolvemos um modelo para pacientes que apresentam pectus carinatum (superior, médio ou inferior) e que pode ser utilizado inclusive em alguns casos de pectus carinatum assimétrico.

Também desenvolvemos um modelo para os pacientes que apresentam os pectus carinatum ou excavatum que apresente a “elevação dos rebordos costais” ou como chamado em inglês “Rib Flare” que é aquele defeito na transição do tórax com o abdome e que dá a impressão de que a pessoa tem “barriga grande / abdome globoso”.

O paciente deve utilizar o dispositivo o dia todo (retirando-o apenas para o banho) por um período de seis a 18 meses. O médico ou o paciente sob orientação do médico deve ajustar o equipamento a cada 30 a 90 dias.

Vantagens dos compressores

  • É um tratamento não invasivo (sem cirurgia);
  • Não compromete a realização de outras técnicas ou mesmo uma cirurgia no futuro;
  • Disponível em diferentes tamanhos, de acordo com a idade e altura do paciente.

Desvantagens

  • Pode causar um pouco de dor pelo movimento de compressão do tórax realizado pelo dispositivo e pode marcar a pele se for usado com pressão excessiva.

Além dos dispositivos que desenvolvemos também existem outros desenvolvidos por outros médicos e que, se for essa a sua preferência, poderemos utilizá-los para seu tratamento.

Confira a seção de perguntas frequentes e tire todas as suas dúvidas sobre Órteses e outros equipamentos.