Cirurgia de Ravitch
Por que não usar esta técnica
Palavras do Dr. Malucelli
Eu tenho atualmente uma das maiores experiências brasileiras e mundiais no tratamento dos diversos tipos de pectus. Iniciei em 1989 e atualmente já avaliamos mais de 2.400 pacientes e já realizamos mais de 460 cirurgias de todos os tipos de pectus.
Nesses 32 anos tive a oportunidade de desenvolver técnicas, de criar materiais cirúrgicos e de praticar e aprender todas as cirurgias descritas na literatura mundial.
Após avaliar cada pessoa e as característica de seu pectus (deformidade torácica) eu escolho quais técnicas empregarei e que, ou foram desenvolvidas por nós nos últimos anos de prática, ou que escolhemos dentre as mais de 30 descritas na literatura médica mundial. Por isso essa associação nós chamamos de “técnicas de Malucelli”.
Dr. Malucelli
Fonte bibliográfica – experiência pessoal de 32 anos e últimos eventos mundiais que o Dr. Malucelli participou: encontro mundial do “CWIG” (chest wall international group – grupo mundial que estuda o tratamento dos pectus) na Coreia do Sul em 2013; encontro mundial do “CWIG” na Dinamarca em junho de 2015; Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Torácica (2016), encontro mundial do “CWIG” na Itália, Florença em 2017. Encontro mundial do “CWIG – 2018” na Coreia do Sul.
Veja mais em “Cirurgia de Malucelli”
Cirurgia de Ravitch (MARK M. RAVITCH) BALTIMORE, EUA,1939
Eu, Dr. Malucelli não recomendo a utilização da técnica de Dr. Ravitch pois existe o risco de haver absorção das membranas das cartilagens costais e consequentemente ocorrerá tórax “flácido” nessas regiões. Além de essa ser uma cirurgia muito invasiva.
A cirurgia de Ravitch foi descrita em 1939 e consiste em retirar todas as cartilagens costais defeituosas mantendo a membrana que as envolvte (pericôndrio). A seguir são feitas as correções das curvaturas do osso esterno com corte e depois suturas e para finalizar são fechados os pericôndrios. Essa cirurgia pode ser utilizada em todos os tipos de pectus.
As Imagens abaixo mostram como podem ser feitas as cicatrizes (ou na longitudinal ou na transversal) em geral com 25 cm de comprimento.
As Imagens mostram como são retiradas as cartilagens costais e na outra foto todas as cartilagens que foram retiradas.
As Imagens abaixo mostram a secção e a sutura do osso esterno.
Eu, Dr. Malucelli não recomendo a utilização da técnica de Dr. Ravitch (sugiro a leitura abaixo). MAS para aquelas pessoas que foram submetidas a essa cirurgia e não houve um bom resultado nós conseguimos fazer uma re-operação com a “Cirurgia de Malucelli” e solucionar os defeitos do tórax / pectus.
Veja mais em “Cirurgia de Malucelli”