“Inovações Dr. Malucelli”

Nesse link você encontrará tudo relacionado aos temas descritos abaixo:

  1. Inovações “Cirurgia de Malucelli”
  2. Procedimentos em Fase de Validação
    1. Matrix Rib,
    2. Taulinoplastia,
    3. Magnetic mini-mover procedure
    4. Cicatriz lateral para pectus carinatum
    5. Técnica em X
    6. Próteses de silicone para “camuflar” um Pectus
    7. Confecção de Prótese de Silicone para Excavatum
    8. Stratos Bar
    9. Placa / Barra Absorvível no Pectus
  3. Por que tratar / Currículo dr. Malucelli
  4. Documentos Comprobatórios
  5. Referência Profissionais e Hospitais que Atuamos

O Dr. Malucelli tem atualmente uma das maiores experiências Brasileiras e mundiais na realização das cirurgias para os diversos tipos de pectus (deformidades torácicas). Ele iniciou sua atuação em 1991 e já realizou mais de 460 intervenções até hoje.

1- Inovações “Cirurgia de Malucelli”

Palavras do Dr. Malucelli

Eu tenho atualmente uma das maiores experiências brasileiras e mundiais no tratamento dos diversos tipos de pectus. Iniciei em 1989 e atualmente já avaliamos mais de 2.400 pacientes e já realizamos mais de 460 cirurgias de todos os tipos de pectus.

Me mantenho atualizado e troco experiências participando dos principais congressos mundiais dessa área onde o evento mais conhecido é promovido pelo grupo de interesse da parede torácica “Chest Wall International Group” (CWIG) onde trocamos e-mails com os mais renomados cirurgiões sobre casos clínicos/cirúrgicos complexos e suas soluções.

Nesses 32 anos tive a oportunidade de desenvolver técnicas, de criar materiais cirúrgicos e de praticar e aprender todas as cirurgias descritas na literatura mundial.
Após avaliar cada pessoa e as característica de seu pectus (deformidade torácica) eu escolho quais técnicas empregarei e que, ou foram desenvolvidas por nós nos últimos anos de prática, ou que escolhemos dentre as mais de 30 descritas na literatura médica mundial. Por isso essa associação nós chamamos de “Cirurgia de Malucelli”.

VEJA MAIS EM – “Cirurgia de Malucelli” para Pectus Excavatum / Carinatum / Mixto

Com essa associação de técnicas é possível tratar todos os tipos de pectus /deformidades do tórax (excavatum, carinatum, mixto, iatrogênico, associações, re-operações, etc), lesões benignas e também as deformidades torácicas malignas (câncer).

Tudo o que está escrito nesse site foi meticulosamente escolhido e escrito por mim.

Percebendo a necessidade de fazer a correção de outras estruturas em conjunto com os pectus eu desenvolvi táticas e algumas técnicas que nos permitem fazer isso. Também criei e/ou melhorei materiais cirúrgicos para possibilitar a realização de todos os tratamentos descritos abaixo: pectus + elevação de rebordos; pectus + diminuição da cintura/abdômen; pectus + diminuição das clavículas; pectus + diminuição do manúbrio esternal; pectus + ginecomastia/lipomastia; pectus + músculos peitorais; pectus + prótese de mamas; pectus + prótese de músculos peitorais; próteses de silicone para pectus; pectus + Lipoaspiração ou lipoescultura; pectus + lipoenxertia; pectus Re-operações; pectus iatrogênico e síndromes; pectus + doença cardíaca.

VEJA MAIS EM – “Cirurgia de Malucelli” + Procedimentos Conjuntos

Dr. Malucelli

Fonte bibliográfica – experiência pessoal de 32 anos e últimos eventos mundiais que o Dr. Malucelli participou: encontro mundial do “CWIG” (chest wall international group – grupo mundial que estuda o tratamento dos pectus) na Coreia do Sul em 2013; encontro mundial do “CWIG” na Dinamarca em junho de 2015; Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Torácica (2016), encontro mundial do “CWIG” na Itália, Florença em 2017. Encontro mundial do “CWIG – 2018” na Coreia do Sul.

VEJA MAIS – Por que tratar / Currículo dr. Malucelli

2- Procedimentos em fase de validação

Percebi que atualmente muitos pacientes e seus familiares fazem pesquisas na internet e acabam encontrando alguns tratamentos para os diversos tipos de pectus mas acabam com grande dificuldade em saber se esses tratamentos funcionam e se estão ou não disponíveis no Brasil. Por isso desenvolvi essa seção onde você encontrará sobre:

  1. Matrix Rib,
  2. Taulinoplastia,
  3. Magnetic mini-mover procedure,
  4. Cicatriz lateral para pectus carinatum,
  5. Técnica em X,
  6. Próteses de silicone para “camuflar um pectus”,
  7. Confecção de Prótese de Silicone para Excavatum,
  8. Stratos Bar,
  9. Placa / Barra Absorvível no Pectus.

A- Matrix Rib

São placas que podem ser utilizadas tanto no tratamento dos pectus como e especialmente em tratamento de deformidades torácicas que ocorreram devido a fraturas de costelas ou em pós-operatórios de tumores da parede torácica ou de outros órgãos (pulmão, mama, mediastino) mas que invadiram a parede torácica.
Essa cirurgia eu, Dr. Malucelli já a realizo em casos bem selecionados.

A Imagem abaixo mostra como pode ser feito uso desse equipamento nas costelas.

B- Taulinoplastia

Essa é uma cirurgia que foi desenvolvida com o intuito de tratar os pectus excavatum. Ela é realizada com anestesia geral e uma incisão (corte) na região anterior do tórax. Através da incisão o equipamento “metálico” é parafusado lentamente ao osso esterno e com isso deverá haver a correção das curvaturas do tórax.

O paciente deve ficar internado por período que varia até 5 dias e depois voltará para suas atividades do dia a dia. O equipamento pode ou não ser retirado com uma outra cirurgia passados 12 a 24 meses.

Esse equipamento não está aprovado para uso no brasil, mas, eu considero que essa técnica é promissora e estou em contato com o fabricante para assim que possível trazer a técnica para o Brasil.

A Imagem abaixo mostra como pode ser feito uso desse equipamento no tórax de alguém que possua um pectus excavatum.

C- Magnetic mini-mover procedure

Nessa técnica é realizada uma pequena incisão cirúrgica na pele e é fixado com parafusos, no osso esterno, um pequeno fragmento metálico após isso a pele é suturada (fechada com pontos cirúrgicos). Depois o paciente usa um tipo de colete externo com um imã. Esse imã atua puxando o fragmento metálico e consequentemente puxa o osso esterno com o intuito de corrigir o pectus excavatum.

Técnica desenvolvida por um grupo americano e ainda em fase experimental não disponível no Brasil. Eu considero que a técnica é promissora e estou em contato com o fabricante para assim que possível trazer para o Brasil.

D- Cicatriz Lateral para Pectus Carinatum

Recentemente demostrada pelo Dr. Park da Coreia do Sul, “sandwich technique” essa técnica permite corrigir os pectus Carinatum. Utiliza-se duas incisões de 3 a 5 centímetros nas laterais do tórax e é passado um introdutor que cria um túnel (na região superficial do tórax – entre a pele e os músculos) por onde será passada uma barra/placa cirúrgica. Esta é comprimida, desfazendo o pectus carinatum, e então fixada nas costelas. Outra forma dessa técnica é passar uma outra placa/barra na região interna do tórax e que serve para fixar a placa/barra que foi colocada na região superficial.

Essa cirurgia eu, Dr. Malucelli já a realizo em casos bem selecionados e na dependência da flexibilidade e da curvatura das costelas de cada paciente.

E- Técnica em X – Crossed bars

Também recentemente demostrada pelo Dr. Park da Coreia do Sul, essa técnica permite corrigir os pectus excavatum que apresentam elevação dos rebordos utilizando cicatrizes laterais, vídeo-cirurgia e colocação de 2 barras cirúrgicas em X.

Essa cirurgia eu, Dr. Malucelli já a realizo em casos bem selecionados e na dependência da flexibilidade e da curvatura das costelas de cada paciente.

A Imagem abaixo é de uma radiografia de paciente que foi submetido a técnica em “X” é possível ver as duas placas / barras que foram colocadas no tórax.

Na foto abaixo da esquerda para a direita: Dr. Malucelli, Dr. Frank –Martin (president do CWIG 2019) e Dr. Park (Hyung Joo Park), no centro cirúrgico, na Koreia do Sul, 2018. Dr. Malucelli ficou lá durante 15 dias aprimorando seus conhecimentos e o uso das técnicas do Dr. Park.

F- Próteses de silicone para “camuflar um pectus”

Em Mulheres

Considerações: A colocação de prótese “encima” de um tórax que está “deformado” logicamente deixará as prósteses “tortas” no pectus carinatum elas se voltarão para fora do tórax e no excavatum para dentro do tórax. Ou seja, em ambas as situações as mamas e mamilos ficarão “tortos” e dificilmente a pessoa ficará feliz com esse resultado.

Portanto eu, Dr. Malucelli o que mais recomendo é usar técnica que desenvolvemos para corrigir ao mesmo tempo o pectus e colocar próteses de mamas (naquelas pacientes que tenham essa intenção).

Em Homens

Considerações: A colocação de prótese encima de um tórax que está “deformado” logicamente deixará as prósteses “tortas” e se for no pectus Carinatum elas ficarão voltadas para fora. Se for no Excavatum também não darão bons resultados na maioria dos casos.

Portanto eu, Dr. Malucelli o que mais recomendo é usar técnica que desenvolvemos para corrigir ao mesmo tempo o pectus e colocar próteses de músculo peitoral (naqueles pacientes que tenham essa intenção).

G- Confecção de Prótese de Silicone para Excavatum

Existem fabricas que produzem sob medida diversos tipos de próteses de silicone. A que melhor faz é uma da Dinamarca que usa imagens da tomografia ou da ressonância do tórax para produzir essas próteses.

Aqui no Brasil ainda não se fabrica dessa maneira e não existe expectativa próxima.

A imagem abaixo é de uma prótese de silicone produzida na Dinamarca para preencher o “buraco” de um pectus excavatum.

Por que essa técnica não funciona?

A imagem abaixo mostra que os músculos peitorais tanto de homens quanto de mulheres se movimentam para as laterais (setas vermelhas). E os músculos abdominais se movimentam para baixo (seta azul). Por isso a prótese se “destaca” dos músculos com o passar dos meses e fica completamente visível dando um aspecto ruim.

Portanto eu, Dr. Malucelli o que mais recomendo é usar técnica que desenvolvemos para corrigir ao mesmo tempo o pectus e colocar próteses de músculo peitoral (naqueles pacientes que tenham essa intenção).

Veja mais em – “Cirurgia de Malucelli + procedimentos conjuntos” 7- pectus + prótese de músculos peitorais para homens

H- Stratos Bar

Esse material é patenteado e fabricado na Europa. É muito mais indicado para fazer reconstrução da parede torácica que tenha sido ressecada (retirada) como tratamento de um tumor de parede torácica.

Esse material é patenteado e fabricado na Europa. É muito mais indicado para fazer reconstrução da parede torácica que tenha sido ressecada (retirada) como tratamento de um tumor de parede torácica.

H- Stratos Bar

Esse material é patenteado e fabricado na Europa. É muito mais indicado para fazer reconstrução da parede torácica que tenha sido ressecada (retirada) como tratamento de um tumor de parede torácica.

A imagem abaixo é de um atlas de anatomia mostrando um tórax e nele estão implantadas placas / barra da empresa Stratos usadas nas correções dos pectus MAS principalmente usadas para o tratamento de tumores de parede torácica.

Por que esse material dificilmente é usado para pectus?

O material é importado e seu custo é muito elevado; tem que ser usadas 2 a 3 placas em praticamente todos os pectus para conseguir sustentar a pressão do tórax; existem outras placas excelentes, mais resistentes e com custo menor.

Eu, Dr. Malucelli somente recomendo que esse material seja utilizado em tumores ou em casos muito bem selecionados de pectus.

I- Placa / Barra Absorvível no Pectus

Eu aguardo / acompanho com grande esperança que num futuro próximo existam placas/ barras que possam ser utilizadas no tratamento dos pectus e que essas sejam “absorvidas” pelo corpo do paciente. Esse material já é fabricado na Europa e tem sido amplamente utilizado mas somente em ortopedia e em bucomaxilofacial.

As imagens abaixo mostram placas e parafusos absorvíveis que são utilizados em ortopedia e em bucomaxilofacial.

Eu, Dr. Malucelli considero que esse material é promissor e estou em contato com o fabricante para assim disponível possamos trazer para o Brasil.