11 passos da cirurgia do pectus
1. Pré-avaliação e consulta pré-operatória
Solicite e responda, por e-mail, o questionário de avaliação do Dr. Malucelli ele te responderá em até 5 dias. Na sequência nossa equipe te enviará os pedidos dos exames que forem necessários para que você faça em sua cidade. Depois, agende por telefone somente uma consulta ou escreva para o Dr. Malucelli que você quer vir para a consulta e no dia seguinte já fazer uma cirurgia.
2. A escolha do hospital
O Dr. Malucelli é quem geralmente escolherá qual o melhor hospital para o seu tratamento. Daremos preferência a hospitais que sejam conveniados ao seu plano de saúde. Somente trabalhamos em hospitais de alta complexidade, de grande porte, e que possuam os equipamentos necessários para cada tipo de tratamento.
A diferença dos valores praticados em cada hospital não interfere na qualidade e tampouco no tipo de material e tecnologia utilizados para a realização da cirurgia. Independente do hospital escolhido você sempre irá ficar em um apartamento, com banheiro privativo e com direito a trazer um acompanhante.
3. O internamento hospitalar
O paciente deve estar em jejum absoluto (nem líquidos nem sólidos) por 8 horas e deverá chegar ao hospital no horário definido por nossa equipe.
Pacientes de outras cidades/países, a fim de obter maior conforto, podem, como cortesia, ser internados na noite anterior à da cirurgia a partir das 19h (sujeito a disponibilidade).
4. Dirigindo-se ao centro cirúrgico
A cirurgia leva, em média, 7 horas. Em geral, o paciente demora de 9 a 10 horas para retornar ao quarto, pois há todo o tempo de preparo para o procedimento cirúrgico e, depois, o acompanhamento anestésico na sala de recuperação.
5. Os familiares
Ao término da cirurgia o Dr. Malucelli solicitará a presença de todos na entrada do centro cirúrgico para o reporte de informações. Mas durante a cirurgia a enfermeira dará informações a cada 2 a 3 horas.
6. A anestesia geral
A anestesia geral é muito mais segura do que outras (peridural e raquianestesia) e não deve gerar efeitos colaterais nem risco de morte. O anestesista estará atento a todos os exames pré-operatórios e irá monitorar as ondas cerebrais do paciente para que possa utilizar a menor dose necessária do anestésico para cada paciente.
7. O posicionamento
Após a anestesia o paciente será posicionado na mesa cirúrgica de maneira adequada para a cirurgia proposta. Uma auxiliar de enfermagem fará a lavagem da pele (na região da cirurgia) com produtos químicos específicos (com o objetivo de evitar infecções).
8. Cuidados com infecção
Antes de iniciarmos a cirurgia faremos antibióticos e a limpeza química da pele. Após isso realizamos a “pintura” da pele com outros produtos e na sequência a colocação dos campos estéreis. Dessa maneira todos os cuidados recomendados mundialmente foram respeitados.
9. A Cirurgia
A cirurgia é realizada integralmente pelo Dr. Malucelli, que será ajudado por sua equipe.
10. Despertando da anestesia
O paciente é induzido a despertar da anestesia logo após o término da cirurgia. Ele permanecerá no centro cirúrgico, em monitoramento, por 1 ou 2 horas. Depois, estará liberado para voltar ao seu quarto, onde receberá o tratamento adequado da equipe de enfermagem.
O paciente não poderá ficar em pé nas primeiras 24 horas após a cirurgia, mas é muito importante que se movimente, mexa as pernas e braços no leito. Também poderá usar travesseiros bem como elevar as “costas” da cama.
11. Saindo do hospital
O paciente deve deixar o hospital aproximadamente 5 dias após a cirurgia. Após isso poderá fazer todas as atividades normais do dia a dia. Nesse período não poderá levantar pesos acima de 5kg.
Em caso de “mal estar”, o paciente deve contatar o Dr. Malucelli ou buscar um pronto socorro imediatamente em sua cidade.
Sempre em sintonia com as inovações, o Dr. Malucelli participa de diversos simpósios internacionais para discutir novas técnicas e tecnologias que geram melhores resultados e menores efeitos colaterais nas cirurgias do Pectus.