O que é Pectus?

Os pectus são deformidades da parede do tórax que ocorrem devido a um crescimento anormal das cartilagens das costelas, e, também, das próprias costelas e do osso esterno. Esses são os pectus chamados congênitos ou de origem genética. Nessa mesma classificação estão as Síndromes de Poland, Marfan, Jeuno, entre outras.

Existem ainda os pectus chamados de iatrogênicos, que são aqueles que se desenvolvem como processo cicatricial em um pós-operatório no qual foi feita uma incisão no osso esterno ou entre as costelas, ou após um trauma com fratura de múltiplas costelas.

O Dr. Malucelli, médico do pectus, possui comprovada experiência no tratamento de pectus no Brasil.

Incidência

O pectus atinge menos de 1% da população mundial. Afeta mais pessoas do sexo masculino e já pode ser visto em crianças com menos de 5 anos, embora seja mais comum ser visível na pré-adolescência. Veja abaixo os tipos de pectus e o tratamento de pectus.

Tipos de pectus

Pectus excavatum

Conhecido popularmente como “peito de sapateiro” ou “peito escavado”, é o defeito mais comum caracterizado por uma depressão do esterno e das costelas para dentro do tórax.

tratamento pectus

Pectus carinatum

Conhecido popularmente como “peito de pombo”, é menos comum, caracterizado por protusão do osso esterno e das costelas.

o que é pectus Pectus carinatum

Pectus mixto

Caracterizado por apresentar áreas de escavação e áreas de protusão do osso esterno e das costelas.

Pectus iatrogênico

Os pectus iatrogênicos são que se desenvolvem como processo cicatricial em um pós-operatório no qual foi feita uma incisão no osso esterno (como exemplo após uma cirurgia cardíaca) ou entre as costelas, ou após um trauma com fratura de múltiplas costelas.

Pós-operatório do Pectus Excavatum

Tratamento dos pectus

O tratamento de pectus pode ser realizado de forma não cirúrgica e com cirurgia, dependendo da análise realizada pelo médico especialista.

Dentre os tratamentos de pectus não-cirúrgicos estão:

Os tratamentos de pectus cirúrgicos são:

Infográfico sobre pectus

Acesse o infográfico do Dr. Malucelli sobre pectus.

Dúvidas frequentes

Sim. Toda cirurgia e tratamento de pectus deixa alguma cicatriz. Na cirurgia do pectus, utilizando a associação de técnicas cirúrgicas (que dá melhores resultados) a cicatriz tem aproximadamente 13 cm. Na cirurgia com a técnica de Nuss são duas cicatrizes de aproximadamente 4 centímetros e uma de 1 cm. O Dr. Malucelli, médico do pectus, utiliza técnicas de cirurgia plástica para melhorar ainda mais o resultado estético da cicatriz do pectus.

Não. É incomum precisar fazer a reposição de sangue após a cirurgia do pectus.

Não. A asma não pode causar o desenvolvimento de um pectus excavatum.

Sim, desde que a cirurgia não seja estética. Você deve procurar a rede credenciada de sua cidade, em um ambulatório de cirurgia torácica, um médico do pectus e procurar obter informações sobre que profissional será o responsável pela realização da sua cirurgia.

Sim certamente você poderá utilizá-lo para o pagamento do hospital (centro cirúrgico, acomodação, alimentação e medicamentos), da cirurgia e da equipe anestésica. O Dr. Malucelli, médico do pectus, atende a todos os planos de saúde pelo sistema de reembolso. Onde é cobrada a consulta e emitida nota fiscal para você solicitar ressarcimento. Além disso você poderá utilizar para desconto em seu imposto de renda.

Existem diversos tipos de planos de saúde e cada um deles tem mais 10 a 15 submodelos. Tudo depende do que foi acordado quando comprado o plano. Cada plano de saúde criou sua própria tabela de pagamentos e essas são constantemente modificadas tanto em seus valores quanto em seus códigos. Para termos certeza se seu plano de saúde irá ou não autorizar a cirurgia e se os valores pagos por eles são os mesmos que cobramos precisamos te enviar um “pedido de cirurgia com prévia de reembolso”. Nesse estão descritos códigos da doença, da cirurgia, de materiais especiais, etc.

Para podermos enviar esse pedido, primeiramente você precisará realizar a nossa avaliação online.

Após isso teremos dados para preencher esse pedido, que você deverá encaminhar para seu seguro / plano / convênio de saúde. Eles levarão até 7 dias úteis para te dar uma resposta exata se a sua cirurgia será ou não autorizada e se os valores pagos são iguais aos que nós cobramos. Geralmente eles autorizam a realização das cirurgias do pectus.

Leis da ANS Agência Nacional de Saúde Suplementar: na lei 9656 (no artigo primeiro, inciso I) regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar diz em resumos que: “todos os médicos conveniados ou não a qualquer plano, convênio ou seguro de saúde, tem o direito de solicitar exames e cirurgias”. Portanto, independente se o Dr. Malucelli, médico do pectus, é ou não credenciado ao seu plano de saúde, você terá o direito de seu operado(a) por ele.

O Dr. Malucelli, médico do pectus, sempre dá preferência em escolher um hospital que seja credenciado com seu plano de saúde e que tenha anestesistas credenciados, pois assim tudo ficará mais fácil de ser autorizado e de não haver nenhuma diferença de valores para serem pagos a esses profissionais.

Veja os hospitais que operamos

Sobre o tempo de carência e abrangência

Os planos de saúde chamam de “tempo de carência” o período entre você assinar o contrato com eles e poder usar o plano para uma consulta, cirurgia, exames, etc. Geralmente para poder ser operado de uma “doença pré-existente” existe um tempo de dois anos (dois anos após a assinatura do contrato). Mas muitas vezes o contrato que você ou sua empresa fez não tem esse tempo.

Obs: em emergências não existe esse tempo de carência.

Alguns planos de saúde podem ter abrangência nacional (todo o Brasil) ou regional (somente no seu estado) mas, se no seu estado/cidade não existir um médico do pectus especialista, com competência, experiência para te operar você poderá da mesma maneira conseguir que o plano de saúde autorize sua cirurgia em outros estados.

As consultas: podem ser pagas em dinheiro, cheque ou cartão de débito.

As cirurgias: podem ser pagas a vista: em dinheiro, cartão de débito ou transferência bancária e haverá desconto de 5% (nos honorários médicos).

As cirurgias: podem ser pagas em parcelas: com entrada de 40% e o restante poderá ser parcelado em até 8 vezes sem juros nem correção e você poderá utilizar:

  • Transferência bancária: para esse solicite dados de nossa conta jurídica e do hospital.
  • Cartões de crédito: para usar esse certifique-se que seu cartão permite pagamentos nos valores descritos acima.
  • Boleto bancário: para usar o boleto você precisa trazer um comprovante de seu endereço que tem que ser uma conta de luz ou de água do contrário não teremos como emitir o boleto.

O Dr. Malucelli, médico do pectus, possui comprovada experiência no tratamento de pectus no Brasil.